Inaugurado escritório do Conessp em Brasília
30/05/2022 - 09:22

Solenidade em Brasília

O evento de inauguração do escritório do Conessp, em Brasília mobilizou gestores de vários estados, dos Institutos associados, de autoridades, de entidades ligadas à saúde e empresas parceiras.  Foi uma manhã de reencontro e de discussões sobre temas relevantes para a saúde suplementar.

A presidente do Conselho Nacional das Entidades de Saúde dos Servidores Públicos, Daniele Aita, ressaltou a oportunidade ímpar do encontro presencial, da troca de experiências e do Conessp contar, agora, com uma sede física na capital federal, o que irá facilitar contatos necessários para a promoção de novas ações e conquistas de mais objetivos. “Nos organizamos para esse novo momento. Queremos divulgar nossas intenções, nossos objetivos, metas, aspirações e intentos na busca de uma união maior dos nossos institutos de assistência à saúde de servidores públicos e na perspectiva de fortalecer um segmento de prestação de serviços à sociedade, que inclui cerca de 20 milhões de vida”, destacou a presidente.

Um conjunto de palestras marcou a inauguração. A primeira apresentação foi do médico cardiologista João Paulo dos Reis Neto, presidente do CAPESESP. Ele apresentou os principais desafios da gestão de saúde no Brasil, passando pelo Sistema Único de Saúde, Planos Privados, Planos de Assistência dos Servidores Públicos e Financiamentos Diretos. “O cenário atual nos traz observação sobre o aumento nos custos de manutenção dos planos, que ameaçam a sustentabilidade deles. Por isso a definição de prioridades passa pelo uso racional dos recursos e observando o cenário de novas tecnologias”, lembrou o palestrante.

Em seguida, o Professor Doutor Ney Paranaguá apresentou um modelo de Pronto Atendimento, com base na tecnologia avançada de informação, par viabilizar a telemedicina dentro de uma rede nacional de atendimento, podendo incentivar o intercâmbio entre os institutos e levar saúde, de forma mais rápida, à população assistida. “É uma forma bem pensada, usando ferramentas tecnológicas que dispomos, de levar um atendimento mais rápido, com qualidade, com respostas claras a milhares de beneficiários que ainda encontram barreiras no pronto atendimento médico”, destacou Ney Paranaguá.

Fechando a manhã os presentes ouviram Marcos Paulo Novais, Superintendente Executivo e Economista-chefe do Sistema Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde, Sinamge – Sindicato Nacional das Operadoras de Medicina de Grupo, Sinog – Sindicato Nacional das Operadoras de Odontologia de Grupo. A Abramge é a entidade pioneira do setor de saúde suplementar no Brasil, com mais de 50 anos de atuação. Novais apresentou os números gigantescos da saúde no Brasil. São R$ 620 bilhões em recursos financeiros destinados à saúde pública e privada (dados de 2017), 7,3 milhões de empregos gerados(segundo setor que mais emprega no país), representa 9,3% do PIB nacional e movimenta atividades em mais de 330 mil estabelecimentos públicos e privados de saúde. “Temos inúmeros desafios, mas sabemos por onde precisamos caminhar. Temos informações importantes e parceiros que, realmente, se dedicam e se importam com uma realidade vital, como a de cuidar da saúde. O Conessp, hoje, inaugurando uma sede em Brasília reforça, ainda mais, esse compromisso que deve ser de cada um envolvido nesse propósito. Por isso, parabenizo a todos do Conselho e, em especial, à presidente Daniele Aita, por essa brilhante iniciativa”, disse Marcos Novais.

A deputada federal Rejane Dias, do PT-PI, fez questão de prestigiar o evento e de apoiar as causas em defesa da saúde. Ela lembrou da importância de defender as instituições públicas, que precisam estar saneadas, bem administradas e, principalmente, prontas para bem atender aosservidores que precisam de um bom suporte de saúde.

O evento foi marcado também pela chegada de um novo associado. O INAS, do Governo do Distrito Federal integra, agora, o grupo de entidades do Conessp nas missões e ações do Conselho. São 15 institutos em todo Brasil, unidos em propósitos, nos complexos desafios da gestão em saúde, mas, olhando para um futuro repleto de inovações, de contribuições, de ousadia e de muito trabalho.