INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO SONO É TEMA DE PALESTRA
25/03/2024 - 12:03  
  
Twitter 
Google+ 
Palestra sobre qualidade do sono


 A especialista em Medicina do Sono, psicóloga, Kyslley Urtiga, e a especialista em Fisioterapia do Sono, Semira Selena, estiveram hoje no Iaspi para falar sobre os problemas que interferem no sono e prejudicam o bem estar físico e cognitivo do indivíduo. 
O evento, em alusão ao Mês de Conscientização Sobre o Sono, serviu para repassar informações que ajudem a combater distúrbios do sono. 
Com base em evidências científicas do Conselho Global de Saúde do Cérebro, para a garantia da saúde do sono e do cérebro, as especialistas abordaram de forma simples, clara e direta como ter um sono de qualidade, seja a pessoa adulta, idosa, adolescente ou até mesmo criança.
A relação entre uma noite tranquila de sono, envelhecer bem, a necessidade do adolescente de dormir mais, os problemas da insônia e da apnéia e o crescente número de crianças com distúrbios do sono foram explicados durante a palestra.  
A principal causa dos distúrbios do sono, na sociedade moderna, segundo a especialista, são as redes sociais. “Lembrando que a necessidade de sono varia de pessoa para pessoa e com a idade, mas hoje as pessoas não ‘desligam’ das redes sociais, levando o celular para a cama, prejudicando a qualidade do sono. É preciso melhorar o nosso comportamento, mudar hábitos para melhorar a qualidade do nosso sono”, aconselha Kyslley. 
Semira Selena falou também sobre Higiene do Sono e dos fatores que ajudam ou não a pessoa a ter uma boa qualidade de sono, as doenças que podem ser provocadas por uma qualidade ruim de sono, sintomas de distúrbios do sono, recomendações para dormir bem e tratamentos para garantir um sono de qualidade.
O encontro faz parte do programa Viva Melhor Iaspi, implantado com o objetivo de trazer informação de qualidade em saúde para os servidores públicos, incentivando o autocuidado, hábitos mais saudáveis e a prevenção de doenças.
Foi uma oportunidade para tirar dúvidas, trocar ideias e obter orientações. A psicóloga deu dicas e lembrou que, após a devida identificação do problema, o tratamento pode precisar do apoio de outros profissionais como neurologista.
Lembrando que o Iaspi saúde disponibiliza através do programa Trans-Forma-Ação, a formação de grupos específicos de servidores públicos para terapia de grupos, incluindo o tratamento de distúrbios do sono.
O projeto está com um programa específico para o sono das mulheres e também dos homens, com grupos de no máximo cinco pessoas e sessões de 1h30 uma vez por semana durante dois meses. O Trans-Forma-Ação  é específico para usuários do Iaspi Saúde e seus dependentes.

As inscrições estão abertas e é feita pelo site da Cuidarte (www.clinicacuidarte.com.br). Mais informações, entre em contato com 86.3232-3209 (WhatsApp) ou no site www.cuidarte.com.br
IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE