INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
Conheça o sistema de exames do IASPI Saúde
04/11/2019 - 12:25  
  
Twitter 
Google+ 


O IASPI Saúde é o maior plano de assistência à saúde do Estado do Piauí. Atualmente, 189.006 beneficiários utilizam o IASPI para suas consultas, exames, terapias seriadas e tratamentos odontológicos nas modalidades eletivas e de urgência. Apenas em 2019 o IASPI Saúde realizou 373.309 consultas, 901.601 exames, 56.574 atendimentos de urgência, 26.743 consultas odontológicas, 133.255 tratamentos odontológicos e 221.422 terapias seriadas.

Visando melhorar  o controle para aumentar a eficiência e otimizar o uso dos recursos,  o IASPI Saúde passou a utilizar uma ferramenta que usa coeficientes médios de gerações de exames por consulta eletivas chamado MEC, ou simplesmente Média de Exames por Consultas. Essa ferramenta analisa padrões do sistema da equipe médica do IASPI Saúde para mensurar uma média aceitável de exames que uma determinada consulta pode gerar. O objetivo da utilização do MEC é estabelecer uma referência de solicitação para cada especialidade, através de um coeficiente considerado aceitável.

 Ao definir o coeficiente de uma devida especialidade ou de um determinado exame, o sistema irá começar a calcular uma média de exames solicitados por consultas na especialidade definida. Por exemplo, caso a média da especialidade Cardiologia seja definida em sete procedimentos para cada consulta, o sistema começará a gerar cálculos para cada exame e consulta solicitada pelo médico daquela especialidade. Caso o percentual de exames solicitados por consulta de determinado médico nesta especialidade esteja superior a sete exames por consulta, o sistema enviará uma mensagem alertando-o.  

É importante citar que os coeficientes são pensados para cada especialidade, bem como com a realidade e necessidade dos segurados do IASPI Saúde. Ou seja, existem percentuais diferentes para cada especialidade e para determinados procedimentos e em nenhum destes há coeficientes abusivos que impeçam o trabalho da nossa rede credenciada. O objetivo é racionalizar, otimizar o uso dos serviços de forma responsável, seguindo uma referência e respeitando algumas especialidades e particularidades de pacientes que apresentem doença crônica que necessitem com mais frequência de exames, como é o caso de pacientes com câncer, doença renal, por exemplo, quando se tem flexibilizada a frequência de exames e consultas.       

A qualquer momento médicos e prestadores parceiros do IASPI Saúde podem ligar no telefone (86) 3131-6120 para esclarecer dúvidas sobre como funciona o MEC, pedir auxílio para o entendimento da banda paramédica e atuações em casos específicos. A central funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. Também disponibilizamos um corpo clínico de médicos especialistas para orientar os colegas médicos sobre como funciona a nossa ferramenta, quase que diariamente acontecem reuniões onde esses médicos especialistas explicam pessoalmente para os médicos da rede credenciada o funcionamento destes coeficientes, bem como o que ele precisa fazer para manter seus percentuais equilibrados. Após essas reuniões, o médico, que fique claro, não chega a ser suspenso, é liberado novamente para realizar suas consultas e solicitar exames.

 

IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE