IASPI e Sindhopsi definem prazos para pagamentos
Representantes do Sindicato dos Hospitais do Estado do Piauí (Sindhospi) apresentaram à direção do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI), nesta terça-feira (25.04) uma pauta de reivindicações relativa aos serviços prestados aos planos Plamta e IASPI/SAÚDE na rede hospitalar.
A pauta elaborada pelos diretores de hospitais e clínicas credenciadas consta de três pontos básicos: definição de uma data específica para repasse dos pagamentos, reajuste de exames, taxas, diárias e medicamentos e acesso às informações sobre o sistema de pagamentos.
A diretora geral do IASPI, médica Daniele Aita, discutiu ponto a ponto a pauta, explicando os procedimentos e orientando médicos e diretores de hospitais sobre o sistema de informatização e como se dá o pagamento à rede credenciada, com ênfase na questão do pagamento dos serviços e a necessidade de um prazo flexível entre a solicitação do repasse e o efetivo pagamento.
O Sindhospi sugeriu 7 dias entre a entrega das Notas fiscais e o pagamento, mas Daniele explicou que todos os meses são fechados relatórios consolidando os serviços prestados, com os valores a serem pagos para cada CNPJ credenciado. Tal relatório é repassado à Diretoria Financeira, que gera uma Nota de Empenho e sugere a solicitação de Notas Fiscais aos credenciados que, à medida que chegam, são pagas.
Diante do esclarecido, o Sindhospi concordou com um prazo de 10 dias a partir da entrada da Nota Fiscal para o pagamento, entendendo que após esse prazo, se não constar o repasse, o primeiro passo é procurar o IASPI para identificar se houve algum problema com a referida nota.
“Acreditamos que esse prazo é suficiente, principalmente porque os pagamentos vêm sendo efetuados dentro dos prazos”, afirmou Daniele, enfatizando que em três meses já foram pagos cerca de R$ 80 milhões, sem atrasos.
Com relação a reajuste de taxas, diárias, exames e medicamentos, a diretora do IASPI destacou que vários procedimentos já tiveram reajuste em janeiro e que estão sendo pagos quando devidamente faturados, destacando que todo o procedimento está no sistema e de fácil acesso à rede credenciada, sendo que em alguns casos o hospital envia a cobrança ainda no valor antigo, mas já recebe o pagamento com o novo valor acordado.
Como alguns diretores alegaram não ter acesso ao sistema para saber o que está sendo efetivamente pago com reajuste ou não, ficou acertada uma reunião entre representantes da área de tecnologia e informática do IASPI e do Sindhopsi para que se faça um estudo sobre como melhorar o compartilhamento das informações entre as duas partes.
Por fim, representantes do Sindhopsi e a diretora Daniele Aita consideraram o encontro proveitoso, destacando o diálogo e a negociação no sentido de tornar a gestão do IASPI cada vez mais clara e transparente. “A construção é coletiva e os resultados beneficiam a todos. Esse tipo de entendimento fortalece o Instituto e também o Sindhospi, mas os resultados vão se refletir no atendimento de qualidade aos usuários”, ressalta Daniele.