Aposentadoria: Curso Projeto de Vida empolga servidores do Iaspi
08/05/2024 - 09:23

Daniele Aita no encerramento do curso

Durante dois dias servidores do Iaspi participaram do curso “Projeto de vida após a aposentadoria: Desafios e Perspectivas”, uma parceria com a Escola de Governo do Estado do Piauí (Engerpi) com o objetivo de oferecer formação na área de empreendedorismo e inovação.

O curso, voltado para servidores que já estão no período de requerer a aposentadoria, visa orientar esses servidores a buscar alternativas para que se mantenham produtivos após a aposentadoria, buscando criar valor econômico, social e ambiental através da criação de produtos, serviços ou soluções que atendam às necessidades do mercado.

“Não estamos aqui para incentivar a aposentadoria, pelo contrário, queremos que o servidor descubra seus potenciais, vamos mostrar perspectivas e orientar para que ele se mantenha produtivo após deixar o serviço”, explica o professor formador do Nufaf (Núcleo de Formação Antonino Freire), Eduardo Figueiredo, responsável por ministrar o curso.

Na abertura do evento, o Coordenador de Avaliação do Nufaf, Juan Aguiar, destacou que um projeto de aposentadoria deve ser uma construção contínua.  “Cada servidor tem um diferencial, que é a sua experiência própria, esse curso visa valorizar quem trabalha e priorizar seu projeto de vida, com base em sua experiência de vida”, afirmou.

Mais de 30 servidores ouviram do professor Eduardo sobre as oportunidades no mercado de trabalho para pessoas acima de 60 anos, receberam dicas de empreendedorismo e puderam falar de suas expectativas e suas habilidades e de como se veem após a aposentadoria.

O curso também trouxe ao Iaspi Regina Soares, Gerente  de Benefícios Previdenciários, e Pablo Rafael, consultor de agenda  da PiauíPrev, para realizarem uma simulação sobre as aposentadorias,  tirar dúvidas e fornecer um parecer técnico sobre as regras gerais em relação ao benefício.

Para Ester Moura, que trabalha no setor administrativo, o curso foi muito gratificante. “Não penso ainda em aposentadoria, mas já estou com muitas idéias e pronta para investir em mim e no que gosto quando chegar a hora”, disse.

“Tenho muito mais informação, mais conhecimento e estou mais consciente do que posso fazer após me aposentar“, destacou Pacheco Costa, do setor de Faturamento.

Também Francisco Vieira, do setor de Transporte, ficou otimista após o curso. Tinha muitas dúvidas, mas aqui adquiri conhecimento sobre empreender, investir e qualidade de vida que vão me ajudar muito no futuro”, avaliou.

Servidora lotada no Arquivo Financeiro, Francisca Gomes Pires classificou o curso como “ótimo” e se disse muito contente com as orientações recebidas. Para Conceição Leite, do setor de Carteira, foi uma grande oportunidade para saber mais, aprender coisas novas e estímulo para ter uma vida mais produtiva.

Ao participar do encerramento do curso, a diretora-geral do Iaspi, médica Daniele Aita agradeceu a parceria com a Engerpi, satisfeita com o entusiasmo dos servidores em participar e aprender e garantiu que novos cursos e palestras educativas serão realizados para garantir informação de qualidade, saúde e bem estar aos servidores do Instituto.