Governador apresenta balanço das ações do Governo em 2012
04/02/2013 - 07:58

Leitura da mensagem na Assembleia Legislativa (Foto:Kalberto
O governador Wilson Martins participa, na manhã desta segunda-feira (4), da abertura do Ano Legislativo, onde apresenta um balanço do Governo do Estado em 2012 e as perspectivas e metas para os próximos anos. A Mensagem mostra como os resultados alcançados, devido ao potencial natural e ações estratégicas bem definidas, transformaram o Piauí num estado que refaz seu destino e que tem pressa de crescer, levando oportunidades para o maior número possível de piauienses.

O documento que será apresentado ao plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) evidencia os bons números que permitem que o Estado caminhe para ser forte. O Estado tem os melhores índices de crescimento em anos seguidos, a maior e mais produtiva fronteira agrícola disponível do território brasileiro e a maior área de expansão mineral do país. O Piauí é também o menos violento e com menor criminalidade do Brasil, além de ser um dos dois estados que mais cresceram na qualidade da educação pública, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Esta é a razão de todo o nosso trabalho: crescer, crescer muito e rapidamente, porque o Piauí tem pressa. Nosso trabalho olha a realidade de hoje, oferecendo novas oportunidades para nossa gente. E olha para o futuro, criando as condições para um salto ainda maior, fazendo o Piauí cumprir o grande destino que seu potencial permite. Vamos seguir com essa luta, certos de que nosso Estado está caminhando para um destino mais grandioso, do qual é plenamente merecedor”, ressalta Wilson Martins.

Na abertura da Mensagem, o governador destaca a reordenação da administração pública, que foi possível graças à gestão pautada pelo planejamento, o reforço dos mecanismos de controle e a adoção de uma gestão transparente. Um dos resultados é um Piauí com finanças muito mais equilibradas e maior capacidade para investir: em 2012, a ampliação dos investimentos com recursos próprios do Estado em relação a 2011 foi de 120%.

Avanços na Educação

No âmbito da Educação, a grande revolução se faz através da escola de tempo integral, que qualifica o ensino, amplia o espaço de aprendizado e socialização, além de melhorar o desempenho dos alunos. No ano passado, 181 escolas já estavam integradas ao Programa Mais Educação, número que passa a 230 neste início de 2013 e deverá chegar a 350 até o começo de 2014. O ensino com mediação tecnológica também foi outro recurso empregado na construção de uma educação pública de qualidade.

Melhoria nos indicadores da Saúde

Enquanto na área da Saúde, a gestão profissionalizada apresenta resultados expressivos. Os hospitais regionais ganharam novas instalações e equipamentos, além de contar com novos serviços que trazem maior resolutividade. Vale destacar o atendimento ortopédico, que reduziu substancialmente o envio de pacientes para Teresina. A melhoria salarial, com aprovação dos Planos de Carreira Médica e dos servidores não-médicos da saúde, e a valorização do plantão dos profissionais de saúde asseguram o funcionamento pleno dos hospitais, garantindo que o cidadão encontre atendimento de qualidade em qualquer momento do dia.

Obras de infraestrutura

Já as obras de infraestrutura vão muito além do setor hídrico, encontrando destaque na melhoria das estradas. Atualmente, o Piauí possui as melhores rodovias do Nordeste, com asfaltamento de mais de 1.800 quilômetros de estradas nos anos de 2011 e 2012. Ano passado foram inaugurados trechos importantíssimos para o desenvolvimento local, como a ligação Floriano-Canto do Buriti-São Raimundo Nonato e anéis viários em cidades como Uruçuí, Inhuma e Queimada Nova. Em Floriano foram inaugurados o aeroporto Cangapara e o asfaltamento de diversas ruas, assim como o acesso ao ponto turístico Morro do Gritador, em Pedro II.

Fonte: Ccom-PI