SEMINÁRIO DISCUTE OS DESAFIOS DA PREVIDÊNCIA
04/07/2012 - 11:48

Diretor Geral do Iapep
Em decorrência da necessidade de discutir soluções para o déficit previdenciário foi realizado, nesta terça-feira (3), o Seminário sobre as reformas dos sistemas de pensões e modelos de previdência social no Continente Americano e Caribe, com ênfase nas regras de aposentadorias e nos reajustes de benefícios.

Por conta disso, o diretor geral do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep), Flávio Nogueira, enviou técnicos previdenciários do Instituto para participar do evento, que aconteceu na cidade de Brasília/DF. Segundo Flávio Nogueira, o encontro debateu o modelo de previdência brasileira de forma comparada com outros países da América.

O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, proferiu a abertura do seminário traçando os objetivos do Brasil em relação à seguridade social. Entre os pontos destacados está a questão do envelhecimento da população em todo o mundo e as regras brasileiras frágeis para a concessão e a manutenção das pensões. Garibaldi Alves garantiu que todo cuidado será tomado para que possíveis mudanças não atinjam o direito adquirido nem a expectativa de direito dos segurados. “Vamos corrigir algo que não podemos permitir, não podemos ser um país emergente e injusto”, afirmou.

Para o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Leonardo Rolim, o seminário foi um bom momento para conhecer as experiências de países vizinhos, com cultura e mercado de trabalho parecidos, mas com regras de pensão diferentes das nossas. Rolim acrescentou que, a partir das experiências apresentadas em Brasília, será possível avaliar melhor a regra brasileira de hoje.

A troca de experiências sobre questões previdenciárias entre países ibero americanos também foi defendida pelo embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de  a Câmara Hermoso, que participou da abertura do evento.

Por Brenda Mourão
ASCOM-IAPEP