Desde a mudança para o Boulevard Center, na rua Areolino de Abreu, sem interrupção no atendimento ao público, o Iasp (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí), já contabiliza 96. 154 exames eletivos, 2.301 cirurgias eletivas, 36.303 consultas eletivas, 40.089 terapias seriadas, 3.059 consultas odontológicas e 13.651 exames odontológicos.
“Nossa maior preocupação é garantir o atendimento com menor transtorno possível para todos. Desde a mudança, trabalhamos para melhorar, fazendo os ajustes que se mostraram necessários no dia a dia para dar mais comodidade ao nosso servidor e ao usuário”, afirma Daniele Aita, diretora-geral do Instituto, avaliando que após um mês no novo endereço usuários e servidores já estão adaptados às novas instalações.
Mesmo com 70% do atendimento disponibilizado de forma eletrônica, os 30% do atendimento presencial que ainda faz parte do dia a dia, como consultas e exames extras e cirurgias eletivas, acabam levando usuários ao Instituto. É pensando nesse grupo que a gestão trabalha para melhorar o atendimento, mesmo que a mudança seja provisória.
Para Marilene Rodrigues Dias, pensionista, que foi marcar a cirurgia de catarata pela segunda vez, já deu para notar uma melhora no atendimento e nas instalações.
“Quando vim a primeira vez estava um pouco confuso, dificuldade em localizar o atendimento necessário, muita gente ao mesmo tempo. Atualmente, com senha, as salas estão melhor distribuídas e mais organizadas, diz a pensionista que ainda assim se queixa do prazo de 21 dias úteis para liberação do procedimento.
A gestão esclarece, porém, que na maioria das vezes essa liberação sai antes, mas o prazo é necessário devido ao grande número de solicitações diárias, cerca de 100, em respeito a ordem de chegada dos pedidos e também para que seja feito todo o processo de análise técnica da solicitação, com orçamento e posterior envio para o hospital.
Apenas neste mês de novembro em atendimento aos usuários já foram 22.706 consultas eletivas; 3.382 consultas de urgência; 4.124 exames de urgência; 54.062 exames eletivos; 20.583 terapias; 1.675 consultas odontológicas e 7.421 exames odontológicos.
Segundo Eronice Ribeiro de Moraes, dependente do marido no plano, o atendimento está mais rápido. “Já estive antes, logo no começo do mês, e estava mais confuso, mais demorado. Agora, está mais organizado, as coisas estão entrando nos eixos e devo levar meia hora para ser atendida”, avaliou a usuária.