INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
O impacto da transformação digital na gestão dos institutos
21/05/2024 - 10:13  
  
Twitter 
Google+ 
Palestrante


“Os planos de saúde no Brasil inteiro estão se aproximando de uma fronteira que em seus modelos são fortemente interrogados por causa da sustentabilidade econômica e financeira. Em se mantendo assim, não conseguimos, olhando para um horizonte de futuro, identificar que tipos de transformação poderiam ser implementadas para que se conseguisse ter uma perenidade desse modelo”, disse Ney Paranaguá, Doutor em Ciências da Computação, pela Universidade Federal Fluminense e fundador da Maida.Health-PI, empresa de tecnologia da informação e soluções em saúde, fundada em 2019 e um dos palestrantes do 2º Congresso Nacional do Conessp.

Ele vai abordar “O impacto da transformação digital na gestão dos institutos”. Ney Paranaguá é um dos principais nomes em inovação na saúde, tendo fundado a Maida.health e a Infoway, além de ter sido membro do Comitê de Inovação e Transformação Digital do Hapvida. Com formação sólida, incluindo doutorado e mestrado em Ciência da Computação, Dr. Ney é também professor do Instituto Federal de Tecnologia do Piauí.

Segundo ele, “na transformação digital não se faz uma apologia à tecnologia, mas, muito mais a uma mudança cultural, que envolve uma alteração de comportamentos e percepções, dentro do sistema de saúde, que é muito mais profundo, mas que precisa ser suportado pelas novas linguagens”.

“Assim, com essa coragem de produzir essa transformação, que é aliada dessa necessidade de suportar que ela possa acontecer, que se propõe, se instiga mesmo que nos institutos esses processos aconteçam com maior intensidade e com maior tração.  Até porque os institutos no Brasil representam uma parte da saúde suplementar muito expressiva. Estima-se que 12 milhões de pessoas estejam nesse tipo de sistema de saúde, e que, além de tudo, não estão submetidas às regulações da Agência Nacional de Saúde, o que cria condições muito mais propícias para que aconteça, de fato, um processo de inovação com a transformação digital”, complementou Dr. Ney Paranaguá, acrescentando que esse ambiente é muito propício para que os institutos de saúde liderem um processo tão necessário no nosso país.

 


IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE