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Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
IASPI e ATI trabalham para solucionar problemas de internet
24/03/2022 - 10:36  
  
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Diretora geral, Daniele busca solucionar de vez problema


Desde o inicio do ano vários sites institucionais, não apenas no nosso Estado, mas o Ministério da Saúde, tem sido alvo de hackers. Para segurança do sistema, a ATI (Agência de Tecnologia da Informação) precisou retirar do ar em alguns momentos o sistema do IASPI. Nessa época do ano, também, são frequentes as fortes chuvas, que vem causando prejuízo ao fornecimento de energia e, consequentemente, às conexões de internet.

O IASPI está localizado no Centro de Teresina, uma área onde não é raro acontecerem rompimentos de cabeamento de fibra ótica, devido a passagem de caminhões e até mesmo ação de vândalos, o que prejudica temporariamente o fornecimento de energia e da internet.

O Instituto já solicitou a ATI uma visita técnica, que se prontificou a acompanhar a situação e no momento está trabalhando para melhorar o sistema interno de cabeamento entre os prédios, dando mais suporte para o atendimento do servidor. O IASPI está também integrado ao Piauí Conectado, o que possibilitou ampliar a conectividade do sistema, até antes atendido apenas por uma empresa privada.

A gestão, ciente da importância de manter o sistema em funcionamento, trabalha para deixar os serviços cada vez mais eletrônicos, evitando que seja preciso o segurado vir até o IASPI para diversas demandas. Por exemplo, o segurado não precisa vir ao IASPI para agendar consultas e exames. Praticamente todos os exames laboratoriais e de imagem são liberados durante a consulta médica. Exceto exames de alto custo, como ressonâncias, que já estão sendo auditados de forma eletrônica, não sendo necessário que o usuário veja ao IASPI para liberação.

As operadoras de saúde têm prazo de 21 dias úteis para validar estes pedidos, no IASPI, esse prazo e de três dias úteis. Quando enviado o pedido, eletronicamente, pelo médico assistente, no sistema do IASPI 80% são liberados em até 8h e os demais não ultrapassam 48h. Os casos de carência e consultas extras, que  devem ser avaliados e validados pela coordenação médica, ainda requerem a presença de um responsável para validação, bem como a entrega de pedidos de cirurgias eletivas. As cirurgias e internações de urgência são geradas nos próprios hospitais, portanto uma equipe de auditores visita e acompanha, sem a necessidade de vir ao Instituto.

A diretoria lamenta os transtornos, mas segue trabalhando para resolver a situação. Casos excepcionais devem ser encaminhados a Ouvidoria, qualquer dificuldade que o segurado venha a ter para marcar consulta ou de atendimento, temos uma Ouvidoria onde ele pode fazer a queixa, pessoalmente, ou pelo telefone (86) 99491-4207, das 7h30 às 12h:30. Essa formalização deve ser o mais específica possível, com nome do prestador, o problema encontrado, data e horário, para que haja mais rapidez e melhor resolutividade do caso. O segurado também tem a sua disposição a Central de atendimento, no telefone (86) 2106-8861 das 7h:30h às 19h.

 

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