INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
Cirurgias eletivas estão suspensas até 15 de março
09/03/2021 - 12:06  
  
Twitter 
Google+ 


Por conta do crescente número de casos de Covid, da redução de leitos disponíveis nos hospitais, inclusive com fila de espera para UTI, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI) mantém a suspensão das cirurgias eletivas até o dia 15 de março, seguindo o decreto estadual. A medida atende determinação do decreto estadual, além de visar a garantia de leitos na rede pública e privada para internação e tratamento de Covid.

A suspensão desses procedimentos, determinado no dia 11.01.2021 para valer por 30 dias (trinta) foi prorrogada por 15 dias (quinze) e começou a ser flexibilizada em 16.02, incluindo a liberação de cirurgias que demandam baixa permanência hospitalar, ou seja, internação de um dia.  

Diante da situação dos últimos dias, quando se verificou um aumento crescente no número de casos e a dificuldade de ampliar esses leitos na rede privada, o Instituto, obedecendo ao último decreto estadual,  se viu diante da necessidade de rever também essa flexibilização e manter a suspensão das cirurgias eletivas.

Parte das cirurgias eletivas e demais tratamentos cuja indicação médica solicite brevidade no atendimento, com a devida justificativa, continuam sendo analisados pela equipe médica de auditores e validados dentro da tabela Plamta.

Segundo a diretora geral do IASPI, médica oncologista Daniele Aita, a procura pelos serviços se manteve, embora com uma redução em torno de 300 cirurgias por mês. São cerca de 500 pedidos de cirurgias/mês, com esse período de suspensão houve uma redução na procura, mas todos os pacientes conseguiram atendimento médico e continuaram tendo os serviços médicos e ambulatorial pelo IASPI Saúde de forma integral.

Ao longo de 2020 a rede hospitalar viveu momentos críticos, com alguns dias de esgotamento,  mas  nenhum segurado do IASPI deixou de ser internado ou de ser atendido por falta de vaga. Ainda estamos passando pela pandemia e não é possível relaxar os cuidados para evitar contaminação pelo novo coronavírus, não podemos aglomerar.

Por conta da necessidade de contingenciamento, a fim de evitar aglomeração houve restrição na liberação diária de senhas no IASPI/Plamta para procedimentos eletivos e as cirurgias oncológicas, cardíacas ou que exijam brevidade no atendimento, desde que devidamente justificadas pelo médico e avaliadas pela auditoria , estão sendo liberadas, lembrando que o prazo previsto pela ANS (Agência Nacional de Saúde) é de até 21 dias úteis para a validação de procedimentos eletivos.

Por fim, o Instituto destaca ainda que boa parte do corpo de funcionários trabalha em home-office, afastado por ser de grupo de risco, o que também dificultou e limitou a capacidade de atendimento presencial.
IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE