INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
IASPI flexibiliza cirurgias eletivas mas suspensão dura mais 15 dias
16/02/2021 - 10:19  
  
Twitter 
Google+ 
IASPI flexibiliza suspensão de cirurgias eletivas


O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI) começa a flexibilizar a liberação das cirurgias eletivas, incluindo as cirurgias que demandam baixa permanência hospitalar, ou seja, internação de um dia. A suspensão desses procedimentos, determinado no dia 11.01.2021, continua valendo por mais 15 dias, mas com a novidade da flexibilização.

 As cirurgias eletivas não urgentes estavam suspensas por causa da pandemia da Covid-19. Uma medida adotada para ampliar o número de leitos para o tratamento da Covid-19 devido o crescente número de casos da doença no Estado. De 11 de janeiro até o momento, cerca de 250 procedimentos aguardam liberação, já que parte das cirurgias eletivas estão sendo liberadas, pois nesse período as cirurgias oncológicas, oftalmológicas e demais tratamento cuja indicação médica solicite brevidade no atendimento, com a devida justificativa, continuaram sendo analisados pela equipe médica de auditores e validados dentro da tabela Plmta.

Segundo a diretora geral do IASPI, médica oncologista Daniele Aita, a procura pelos serviços se manteve, embora com uma redução em torno de 300 cirurgias por mês. “Temos cerca de 500 pedidos de cirurgias/mês, com esse período de suspensão houve uma redução na procura, mas todos os pacientes conseguiram atendimento médico e continuaram tendo os serviços pelo IASPI Saúde de forma integral. Com essa flebilização vamos retomar de forma gradual a liberação de cirurgias eletivas, seguindo a ordem com aqueles que já estavam com cirurgias agendadas. O objetivo é zerar algumas demandas o mais rápido possível”, explica.

A rede hospitalar viveu momentos críticos, alguns dias de esgotamento  mas  nenhum segurado do IASPI deixou de ser internado ou de ser atendido por falta de vaga. O Instituto está preparado para retomar, dar continuidade à liberação de mais cirurgias e em breve, certamente, deverá flexibilizar mais procedimentos, respeitando o prazo de 21 dias úteis previsto na Agência Nacional de Saúde (ANS).

O Plamta esteve recentemente com seu sistema fora do ar, por conta de um problema na ATI (Agência de Tecnologia da Infiormação) que já foi solucionado, e está recebendo, diariamente, das 7h às 13h30, a solicitação/pedido médico e cumprindo o prazo de liberação dado pela ANS. O paciente deixa no Instituto o pedido médico que vai para análise da auditoria, juntamente com a documentação necessária, e deve aguardar o retorno.

“Ainda estamos na pandemia e não podemos relaxar os cuidados para evitar contaminação pelo novo coronavírus, e nem podemos aglomerar. Já demos um grande passo flexibilizando as cirurgias eletivas que exigem baixa permanência hospitalar. Nos próximos dias vamos fazer nova avaliação, conforme a evolução da pandemia em nosso Estado, após o Carnaval.  O importante é evitar o colapso da rede de saúde e garantir leitos para o tratamento da Covid, sem esquecer do tratamento de outras doenças que também requerem prioridade”, enfatiza a diretora do IASPI.



IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE