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Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
IASPI agiliza implantação da teleconsulta
25/06/2020 - 22:05  
  
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O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí atendendo, inclusive, a pedido/orientação do governador Wellington Dias, está agilizando o processo de implantação da teleconsulta para sua rede credenciada e de segurados. O IASPI sabe da importância desse sistema e trabalha para melhorar o atendimento do IASPI Saúde, em especial em todo o interior do Estado, tendo em vista que a capital reúne o maior número de especialistas.

Com esse objetivo, o Instituto está implantando uma plataforma digital, que é o recurso tecnológico necessário para garantir o atendimento seguro para o paciente e o profissional. Essa plataforma será acessível através de um link que será disponibilizado no site do IASPI. O usuário, bem como o médico, prestador de serviço, profissional de saúde terá acesso através de login e senha. E cada médico, cada profissional, poderá disponibilizar sua agenda para que o usuário faça esse agendamento de consultas através da plataforma. Mas o agendamento também poderá ocorrer nas clínicas especializadas já credenciados ao Iaspi.

Portanto, a teleconsulta estará disponível a toda a rede IASPI Saúde eletivo e o profissional que tiver interesse em prestar atendimento remoto deverá solicitar seu registro através do login e senha e enviar sua agenda de disponibilidade de atendimento, tendo em vista que o agendamento também será realizado pela plataforma.

“A plataforma irá disponibilizar a consulta remota de modo que o médico poderá conversar com o paciente através de recurso audiovisual e poderá também fazer o registro de informações importantes em um prontuário médico, poderá analisar exames, passar orientações e enviar receita, inclusive, receitas de medicações controladas através de um QR Code”, explica Daniele Aita, médica oncologista e diretora geral do IASPI.

Ainda com relação ainda a teleconsulta, a médica ressalta a importância do registro de informações médicas através de um prontuário médico e também a importância de assegurar o sigilo médico e lembra que a plataforma que o IASPI está implantando para esse atendimento remoto será compatível com o prontuário médico utilizado nas diversas clínicas.

“Embora o atendimento remoto traga algumas limitações ao atendimento pela impossibilidade de exame físico, sabemos do grande benefício que esse sistema pode oferecer em tempos de pandemia, nesse momento em que é necessário, é válido se evitar toda e qualquer exposição. Sabemos a importância de melhorar o atendimento e estamos empenhados em disponibilizar no menor espaço de tempo possível a teleconsulta, seguindo as regras do atendimento eletivo, a todos os seus dependentes e disponível em toda a rede IASPI Saúde eletivo”, garante Daniele.

 

ESCLARECIMENTO- Diante da nota divulgada pelo Sindicato dos Médicos do Piauí - SIMEPI, que divulgou notícias inverídicas  a respeito do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí – IASPI, cumpre a este Instituto prestar os seguintes esclarecimentos:

 

1.    Quanto à negação de assistência médica aos usuários dos planos geridos pelo IASPI, informamos que não houve a suspensão ou proibição de consultas eletivas durante o período de pandemia. O IASPI orienta que os prestadores sigam as diretrizes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e da Prefeitura de Teresina (PMT). O IASPI Saude , em nenhum momento bloqueou, a orientação é que seguíssemos as orientações dos órgãos de controle de saúde, o CRM-PI, que se pronunciou a respeito dos atendimentos essenciais e dos cuidados com o atendimento, o agendamento de horário para evitar aglomeração, e a PMT também, que regulou o horário de funcionamento.  Mas em nenhum momento houve suspensão ou proibição de liberação de consultas para o atendimento eletivo.

2.    No tocante a suposta fala da diretora geral do IASPI, na qual cita a necessidade de compra de um aplicativo específico para realização das teleconsultas, constante na referida nota divulgada pelo Simepi, causa surpresa a má-fé do referido sindicato ao atribuir fala que não foi proferida pela diretora do Instituto em nenhum momento. Sendo totalmente inverídica a afirmação de necessidade de compra de aplicativo. O correto é falarmos na imprescindibilidade de adesão à uma Plataforma Digital de Teleconsulta associada ao serviço de gestão do programa o qual é benéfico para tríade médico-paciente usuário-IASPI, envolvidos no processo de teleconsulta. E aqui cabe uma breve explanação da razão pela qual optamos por unificar em uma Plataforma e não um mero aplicativo, como errônea e propositalmente alarma o Simepi. Vejamos: A Plataforma abrange diversas ferramentas que proporcionam maior segurança aos pacientes usuários posto que engloba a pré-consulta (que dentre outros pontos, garante o agendamento de horário) bem como a pós-consulta (certifica que a consulta foi de fato realizada pelo usuário, além de assegurar mecanismos para realização de auditoria); a Plataforma também admite o registro de informações médicas através de um prontuário médico compatível com o utilizado nas diversas clínicas. Ademais permite o envio de receitas de medicações controladas e atestados médicos através de um QR Code; o que não é garantido por aplicativos.

 

3.    Outro ponto que merece esclarecimento é o atinente à afirmação de que vários planos de saúde restabeleceram a assistência médica através da teleconsulta. Olvida o SIMEPI que o IASPI é uma autarquia estadual, e como tal, dele é exigido o cumprimento de todos os princípios da administração pública, assim como total obediência às leis, in casu, especialmente à Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, além da observância às normas da administração financeira e orçamentária, estando, sob constante acompanhamento dos órgãos de controle interno e externo, sendo, inclusive, obrigatórias as prestações de contas mensais e anuais que podem perfeitamente serem visualizadas através dos instrumentos de transparência do Estado, não devendo dessa feita ser comparado aos demais planos privados de assistência à saúde.

 

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