INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
Aplicativo: Conheça e utilize o Monitora Covid-19
11/06/2020 - 12:07  
  
Twitter 
Google+ 
Aplicativo orienta sobre a Covid

O aplicativo Monitora Covid-19 utiliza a tecnologia como ferramenta de apoio no combate ao novo coronavírus (Covid-19), possibilitando o atendimento e contato direto da população piauiense com profissionais da saúde.

Com uma plataforma de acesso simplificado, o aplicativo é uma ferramenta de apoio ao combate à pandemia no Piauí, onde a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde) faz o acompanhamento da situação de pessoas que estão com sintomas da doença, com identificação dos sintomas suspeitos, orientação para atendimento médico e indicação do posto de atendimento mais próximo.

O aplicativo conta com 69 profissionais da saúde, que passaram por treinamento e estão à disposição para realizar o atendimento on-line, direto de uma sala de controle que funciona no Hospital Getúlio Vargas.

O sistema classifica os pacientes nas seguintes categorias:

Cinza: baixam o aplicativo mas não finalizam o cadastro
Verde (risco 1): Sem sintomas
Amarelo (risco 2) : Sintomas como febre e tosse, sem falta de ar e sem comorbidade
Laranja (risco 3): Sintomas como febre e tosse, sem falta de ar e com comorbidade
Vermelho (risco 4) : Sintomas e falta de ar

O Monitora Covid-19 foi desenvolvido por instituições privadas, em parceria com o Consórcio Nordeste; a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti); a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS/FESF-tech).

O aplicativo está disponível para Android e também para sistemas IOS, necessitando de uma internet de baixa conexão para a utilização.

O aplicativo é muito importante pois atendemos muitos casos que deixam de ir aos hospitais desnecessariamente. Além de facilitar a situação daqueles que precisam de atendimento hospitalar, pois faz um georreferenciamento, das unidades de saúde mais próxima e também monitora e orienta as pessoas que tiveram contato com casos positivos da doença.

Para utilizar o aplicativo, o usuário deve se cadastrar, colocar todos os seus dados, informar a localização, bem como os sintomas que está sentindo e poderá ter uma interação de vídeo com o médico. De acordo com a complexidade do caso, o médico vai entrar em contato com esse paciente para tirar dúvidas e verificar se os sintomas são de Covid-19, H1N1 ou outra doença. 

Amanda Dourado (Sesapi)

IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE