INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
Coronavírus é tema de palestra no IASPI
06/03/2020 - 10:36  
  
Twitter 
Google+ 
Infectologista Walfrido Salmito fala do Coronavírus


O médico infectologista Walfrido Salmito, do Hospital Natan Portela, foi o convidado do IASPI neste mês de março para ministrar palestra no Instituto, dentro do Programa Viva Melhor IASPI, que visa a prevenção e a promoção da saúde dos servidores.

Dentro da proposta do programa de orientar, esclarecer e participar das campanhas nacionais de saúde, o tema da palestra foi o Coronavírus, levando aos servidores informações básicas sobre a doença: o que é o Coronavírus, histórico, tipos, sintomas, causas, avanço da doença no mundo, no Brasil e no Estado do Piauí, sua prevenção e tratamento.

“Não há necessidade de alarme, só vá ao hospital se houver necessidade, vez que a contaminação se dá mais fácil em ambiente hospitalar”, explicou o infectologista, destacando que os sintomas do Coronavírus dividem-se entre leves (maioria dos casos), moderados e graves, e que não há um tratamento específico, de modo que a prevenção é o melhor cuidado.

Salmito esclareceu sobre a necessidade de evitar ir trabalhar se estiver gripado, proteger o nariz e a boca ao tossir, higienizar sempre as mãos, deixar o ambiente sempre arejado, evitar aglomerações, usar lenços descartáveis, usar álcool gel, evitar contato com pessoas com suspeita da doença.

“Cuidados básicos que se toma quando está gripado. O Coronavírus não é uma gripe, mas causa complicações respiratórias, tosse, febre e deve-se tomar cuidados preventivos nesse momento”, orientou o médico, que levou aos servidores as mesmas orientações que estão sendo repassadas pelo Ministério da Saúde para trabalhadores da área da saúde e para a população de um modo geral.

IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE