INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
Programa Trans-forma-Ação é apresentado na SeadPrev
20/02/2020 - 10:48  
  
Twitter 
Google+ 
Auditório da SeadPrev em apresentação do programa

Com a presença do secretário Merlong Solano, foi apresentado nesta quarta-feira (19.02), no auditório da Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SeadPrev), o programa Trans-Forma-Ação, que oferece Terapia em Grupo para servidores e seus dependentes, através do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI).

O novo benefício do IASPI foi inicialmente apresentado pela diretora geral do IASPI, médica oncologista Daniele Aita, que falou sobre o programa que em como objetivo cuidar mais da saúde mental das pessoas. “É mais um benefício para os usuários, desenvolvido em  parceria com a rede credenciada, oferecendo uma nova forma de atendimento e acompanhamento psicoterápico através de terapia em grupo, e sem qualquer custo adicional para o servidor.

“O IASPI Saúde oferece mais este benefício tendo o compromisso social de cuidar da saúde mental dos seus usuários, abrindo mais um canal de comunicação com a sociedade. O programa foi desenvolvido pela equipe da Cuidarte, que conta com cerca de 30 profissionais na área da Psicologia, terá ação contínua e traz oportunidades nas diversas idades, do jovem ao adulto, através dos diversos grupos”, explicou Daniele Aita.

Ao conhecer o programa, o secretário Merlong Solano destacou a importância da iniciativa, lembrando que o IASPI e o Governo do Estado se preocupam com a saúde mental dos servidores, e através desse programa buscam ampliar esse canal de comunicação e cuidar também da mente das pessoas. “O programa tem como objetivo promover saúde e bem-estar por meio da interação, no intuito de orientar a pessoa a lidar com as emoções e a trilhar o caminho do autoconhecimento, abrindo mais uma opção de cuidado ao servidor e seus dependentes nessa área tão importante, que é a saúde mental”, elogiou o secretário.

A apresentação do programa e dos cerca de 20 grupos à escolha do servidor foi feita pelos psicólogos Kyslley Urtiga e Nathan Cunha, da Clínica Cuidarte, que falaram especificamente sobre cada grupo, como se inscrever no programa e como será o funcionamento dos grupos, que serão compostos por 10 pessoas e conduzidos por um profissional técnico na área, durante dois meses. De acordo com a diretora da Clínica Cuidarte, psicóloga Kyslley Urtiga, “Trans-forma- Ação” Terapia em Grupo, consiste em um espaço de fala e escuta, reflexão e interação, sob a condução de um terapeuta, permitindo ao indivíduo compartilhar experiências, estratégias de superação e de dificuldades para lidar com situações do cotidiano.

Dentre os temas a serem trabalhados nas terapias estão: Rede social, isolamento e os usos da raiva; Seja Você e emagreça com Saúde; Saia do piloto automático: aplicando as habilidades de atenção plena à vida cotidiana; Auto- afirmar-se para comunicar eficazmente; Adoecimento e a clínica da inclusão: Voltando ao trabalho depois da licença; Sexualidade Masculina – Disfunções sexuais e saúde sexual dos homens maduros; Sexualidade Feminina – Climatério, Insônia e depressão; Sono e sonhos-Distúrbios do sono; Ser mulher: Ressignificando sentidos;  Autocuidado - Ressignificando o Ser;  Acolher(dor): Ressiginificando a Violência; População LGBTQI+, família, direitos e saúde; Auto-aceitação e saúde mental; Como lidar com a timidez, Orientação profissional; Combatendo a solidão, Treinando habilidades sociais em grupo, dentre outros.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.clinicacuidarte.com.br”.

IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE