INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
SETEMBRO AMARELO É TEMA DE PALESTRA NO IASPI
17/09/2019 - 10:39  
  
Twitter 
Google+ 
Psicólogo Eduardo Moita em palestra no Iaspi


A campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, foi tema deste mês do programa Viva Melhor Iaspi, com palestra ministrada aos servidores do Instituto pelo psicólogo e presidente do Conselho Regional de Psicologia, Eduardo Moita.

Durante cerca de uma hora, Moita falou sobre a origem do Setembro Amarelo, explicou que depressão “não é frescura, não é bobagem, não é falta de amor a Deus” e que suicídio é doença. “É uma dor de dentro, não é uma dor física, e a pessoa enxerga a morte, não como a morte  em si, mas como a vontade, a forma de fazer passar essa dor””, disse.

O psicólogo falou sobre ansiedade, depressão, automutilação, transtornos mentais, preconceito e tratamento. “É difícil pedir ajuda e é difícil ajudar, mas a abordagem deve ser de acolhimento, sem julgamentos”, orienta o psicólogo sobre como lidar com uma pessoa que apresente alguns desses sintomas- depressão, transtorno, etc.

Depois do Dr. Eduardo Moita, a diretora geral do Iaspi, médica oncologista Daniele Aite falou sobre o Setembro Dourado, também em evidência este mês, mas que trata da prevenção e tratamento do câncer infantil, alertando para que as mães fiquem atentas para detectar e tratar preventivamente um possível câncer em crianças.

IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE