Saúde mental é tema de palestra
23/01/2019 - 10:35

Psicóloga fala sobre o Janeiro Branco

“Como você cuida da sua saúde mental?”. Com esse questionamento para reflexão, a psicóloga Cínthya Selma Araújo, conselheira do Conselho regional de Psicologia, falou aos servidores do IASPI, na manhã desta quarta-feira, sobre a importância da campanha Janeiro Branco, voltada para a saúde mental.

O tema deu início ás atividades 2019 do programa Viva Melhor IASPI, desenvolvido pelo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí com o objetivo de estimular o servidor público a mudar seu estilo de vida, a adotar hábitos mais saudáveis e valorizar a prevenção de doenças.

O programa visa realizar palestras educativas e campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças, incentivar práticas saudáveis (como ginástica laboral e atividades física) fora e dentro do ambiente de trabalho, além de se engajar em todas as campanhas nacionais, como Janeiro Branco, Outubro Rosa, Novembro Azul e outras.

Com formação em Prevenção e Pósvenção do suicídio; especialização em Oncologia; especialização em Terapia Cognitivo Comportamental; cursando especialização em Mediação de Conflito e MBA em Desenvolvimento Humano e Psicologia Cognitiva, Cínthya Selma enfatizou que “cuidar da saúde mental, é cuidar da vida”, deixando claro que o conceito de saúde é complexo e multifatorial, e a saúde mental é essencial nesse processo de estar bem por inteiro.

Abrindo espaço para a interatividade, a palestrante instigou perguntas e respostas, elucidou dúvidas e desmistificou temas como suicídio, depressão, alcoolismo, síndrome do pânico e preconceitos em relação a doenças mentais e o trabalho de psicólogos e psiquiatras, além de destacar a importância do Janeiro Branco, que em sua sexta edição vem ajudando as pessoas a entenderem melhor o que é como cuidar de sua saúde mental