INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
Conessp reúne 10 Estados em evento realizado em Teresina
23/05/2018 - 09:26  
  
Twitter 
Google+ 
Teresina sedia encontro do Conessp

6º MEETING                                                          

 

Gestão dos sistemas de saúde no

País é tema do Conessp em Teresina

 

Teresina foi sede, nos dias 17 e 18 de maio, do 6º Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Púbicos, quando recebeu representantes de 10 Estados para debater a gestão do sistema de saúde no país. Na abertura do evento, a diretora geral do IASPI (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí ), médica oncologista Daniele Amorim Aita, falou do desafio comum a todos os Institutos de manter um serviço de qualidade a baixo custo e do grande benefício que o Governo do Estado oferece aos servidores, através do IASPI

Em seguida, o presidente do Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp), Latif Abrão Jr. agradeceu o fato do Piauí sediar o encontro e afirmou que o Conselho está pronto para desempenhar suas tarefas, basta querer e a participação de todos, e que a troca de experiências e informações só fortalece a instituição. Em seguida, a vice-governadora do Estado do Piauí, Margarete Coelho falou da importância do evento.

“É essencial prestar um bom serviço para poder servir ao cidadão, e eu tenho certeza que deste encontro sairão as soluções mais adequadas para os principais problemas que a saúde enfrenta, como é o caso, por exemplo, da judicialização, um dos temas a serem debatidos nesse evento”, afirmou. Disse ainda que o Estado do Piauí está pré-disposto a debater a gestão dos sistemas de saúde do país, e ressaltou a importância do IASPI sediar um evento desse porte.

Após a solenidade de abertura, o debate sobre “Judicialização da Saúde”  teve início, mediado pelo diretor de pesquisa e desenvolvimento do IASPI, Pedro de Alcântara, contando com a presença do procurador do Estado do Piauí, Paulo Víctor, e do procurador do Estado do Pará, Olavo Câmara, do IASEP. Na oportunidade, foi sugerida a criação de um Fórum Permanente de apoio à questões de judicialização, que ficará disponível aos associados ao Conessp.

Dando continuidade à programação, o cancerologista Marcos Santos trouxe informações do cenário oncológico em uma palestra sobre os “Custos na Oncologia”. Segundo o especialista, o câncer hoje é a terceira principal causa de morte e também o maior custo para o sistema de saúde no País. “Por isso, é mais importante trabalhar a prevenção do que tratar o câncer”, ressaltou.

REDE-

A implantação de uma Rede Nacional de Atendimento foi amplamente discutida no encontro. Andressa Schettini, coordenadora de relacionamento em beneficiários da Planserv (BA), apresentou um esboço sobre a cobertura assistencial para o intercâmbio entre Institutos como forma de ampliar o atendimento de urgências e emergências aos servidores em todo o país.

Por outro lado, Jucli Peruzo, diretora de clientes da Cassems (Mato Grosso do Sul), trouxe a experiência do seu Estado, que já trabalha com esse modelo nacional desde 2006. “Este é um assunto que estamos discutindo de encontros anteriores e vamos continuar trabalhando para evoluir para que o beneficiário percorra o país com a possibilidade de ser atendido com uma carteirinha na mão”, disse Jucli.

Os próximos passos na implantação dessa Rede, que é do interesse de todos, são apresentar um sistema de voucher ainda este semestre e obter uma análise jurídica do projeto para, posteriormente, obter a aprovação dos institutos envolvidos e implanta-la.

 

DESAFIOS E ASSEMBLEIA-

Em sua palestra, a diretora geral do IASPI destacou como a tecnologia atua a favor dos planos oferecidos aos servidores, IASPI/SAÚDE E PLAMTA, e elencou os desafios para equilibrar receita e despesas na assistência ao servidor públicos.

Complementando a fala da diretora, o Dr. Giovani Telmo também apresentou o projeto do IASPI de Reabilitação Oral, serviço que foi implantado recentemente pelo Instituto, buscando garantir atenção, saúde e bem-estar dos servidores do Piauí, com a oferta de um benefício que mesmo os planos privados não oferecem aos seus segurados.

Em seguida, o médico consultor da 2iM, Edison Tizzot, apresentou um modelo de remuneração baseada em valor, quando defendeu que para falar em saúde é preciso falar em remuneração médica e abordou soluções para essa questão.

Durante o evento, que aconteceu no Luxor Hotel, também foi realizada a Assembleia Geral do Conessp, quando foi apresentada a prestação de contas do Conselho e definido o próximo Meeting, que será realizado em 8 e 9 de novembro, na cidade de São Paulo.

 

IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE