Diretora do IASPI participa do lançamento da Canpat 2018

Daniele Aita na abertura da Canpat 2018
Diretora do IASPI participa do
lançamento da Canpat 2018

Representando o governador Wellington Dias, a médica Daniele Amorim Aita, diretora geral do IASPI (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí), participou nesta terça-feira (03.04) do lançamento  da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2018), no auditório da Superintendência Regional do Trabalho.

A Canpat 2018 tem como objetivo sensibilizar a sociedade brasileira quanto a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, tendo como temas “Adoecimento ocupacional  e quedas de trabalho em altura”, que causam, além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, e perdas econômicas às empresas e ao país.

Ao usar da palavra na abertura do evento, Daniele Aita parabenizou a Superintendência pela iniciativa, além de oferecer apoio e parceria às atividades que serão desenvolvidas pela Canpat ao longo do ano, através do governo do Estado. “É importante levar informação e conscientização com envolvimento da sociedade, no sentido de divulgar as doenças que mais acometem o trabalhador, os maiores riscos e ao mesmo tempo aumentar  as notificações”, afirmou.

Daniele Aita falou ainda que a Perícia Médica do Estado do Piauí passa por uma reestruturação, tanto na parte física, como na parte organizacional, hoje cediada no CIASPI( centro integrado de atendimento ao servidor, que conta com 13 programas ) buscando oferecer não só avaliação técnica, mas também acompanhamento médico, psicológico e terapia seriada ao servidor, como exemplo, Fisio e fonoterapias, psicoterapia, em casos de doenças ocupacionais como problemas na fala, rouquidão, dores musculares, assim como depressão, doença mental, alcoolismo, causas também importantes de absenteísmo.

A diretora do IASPI falou ainda do programa Bem estar Servidor, que no caso do Instituto foi ampliado com o programa Viva Melhor IASPI, sendo que ambos se dispõem a apoiar ações de prevenção e de apoio à saúde do servidor público, através de palestras e ações práticas, buscando a conscientização com o incentivo à atividade física e prevenção de doenças com oferta de exames, além de participar e apoiar ações específicas como Janeiro Branco, Outubro Rosa, Novembro Azul, dentre outras realizadas nacionalmente. Investir em promoção de saúde é uma das maneiras de reduzir os índices de absenteísmo e queda da produtividade.