INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado
VIVA MELHOR IASPI ABRAÇA O SETEMBRO AMARELO
25/09/2017 - 08:55  
  
Twitter 
Google+ 
Palestra sobre o Setembro Amarelo


O programa Viva Melhor IASPI, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, e mais especificamente, do servidor público, se engaja na campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Para falar sobre o assunto, o presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Piauí, Vicente Gomes, ministrou palestra na manhã desta sexta-feira (22.09) aos servidores do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí.

O psiquiatra falou sobre verdades e mitos acerca do suicídio, sobre como ajudar alguém a passar por esse problema, como identificar pessoas em risco de cometer o ato, analisou também os números nacionais sobre suicídio no país, divulgados na quinta-feira pelo Ministério da Saúde, e, principalmente, falou sobre a necessidade de se discutir amplamente o tema como forma de prevenção.

 “Falar, essa é a principal ‘arma’. Temos de ouvir as pessoas, identificar o problema, e falar muito sobre o tema para que o suicídio deixe der tabu e/ou vergonha, porque não é. Em casa, no trabalho, na mídia, em todo lugar, é preciso falar”, diz o médico.

Com base em estudos e estimativas, cerca de 6 a 10 pessoas, no mínimo, são afetadas de maneira direta quando ocorre o suicídio de uma pessoa próxima. Quando se trata do ambiente de trabalho, essa abrangência é ainda maior. “E de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde,  no Piauí a taxa de suicídio é 57% maior que a nacional. Então, é preciso falar muito sobre isso”, enfatiza Vicente Gomes.

Para a diretora geral do IASPI, médica Daniele Aita, o programa Viva Melhor IASPI abraça a campanha de prevenção ao suicídio porque esse é um problema de saúde pública. “Em razão da falta de diálogo, o número de vítimas aumentou consideravelmente nos últimos anos. Seguindo dados da OMS, o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas com idade entre 15 e a 19 anos no mundo. No Brasil, ainda são 32 mortes/dia, números maiores que doenças como a Aids e alguns cânceres”, exemplifica.

Daí a importância, destaca Daniele Aita, de fazer com que o tema seja discutido sem discriminação, tanto na mídia como no cotidiano das pessoas, como estratégia importante, uma vez que a cada dez casos de suicídio, nove podem ser prevenidos. “O Viva Melhor IASPI é um programa de prevenção que busca estimular o servidor público a mudar seu estilo de vida, adotar hábitos mais saudáveis e valorizar a prevenção de doenças, de modo que não poderíamos deixar de levar ao nosso servidor orientação sobre um tema tão importante”, enfatiza a diretora geral do Instituto.

IASPI - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí
Tel.(86) 3216 5608 / 5603 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE